sábado, 23 de fevereiro de 2013

Pre Comentarios e Palpites Sobre o Oscar 2013


Amanhã ocorre o Oscar 2013,  e acho que todo ano devemos nos lembrar que mesmo sendo o mais famoso dos prêmios do cinema (um dos poucos que aparecem estampados nas capas de dvds, o que com certeza faz o número de filmes vendidos aumentar) não é o mais justo. O prêmio do careca dourado já acertou algumas vezes no prêmio de melhor filme, mas geralmente erra feio.

Me refiro aos fatídicos anos nos quais foram premiados produções como:Quem Quer Ser Um Milionário (no mesmo ano de O Curioso Caso de Benjamin Button), O Discurso do Rei (no mesmo ano de A Rede Social e Cisne Negro), Chicago (no mesmo ano que Gangues de Nova York), Crash (mesmo ano de Munique e Boa Noite Boa Sorte), Guerra ao Terror(no mesmo ano de Bastardos Inglórios e Avatar), O Artista (no mesmo ano que Hugo foi indicado).

Estes são apenas exemplos dos anos 2000, se dermos uma olhada no passado do Oscar veremos diversas injustiças. Como por exemplo Como Era Verde Meu Vale (no ano em que Cidadão Kane havia sido indicado), A Malvada (no ano de Crepúsculo dos Deuses) e chegando no seu ápice com a vitória de Dança com Lobos (no mesmo ano de Os Bons Companheiros, sim:A obra-prima de Martin Scorsese perdeu o prêmio de melhor filme e direção para Kevin Costner).



É claro que o Oscar acerta de vez em quando. Bem de vez em quando, na verdade é mais fácil o Oscar premiar um filme que pode não ser o melhor do ano, mas que não faz com que ninguém reclame. Alguns exemplos foram os prêmios dados a Onde os Fracos Não Tem Vez (para mim o prêmio deveria ter sido entregue a Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson), Menina de Ouro (o prêmio deveria ter sido entregue a O Aviador), Titanic (o prêmio DEVERIA MESMO ter ido para Los Angeles-Cidade Proibida).


Mesmo assim, são casos que não se pode reclamar. São filmes bons, que merecem ganhar também. Podem não ser os nossos favoritos, mas com certeza possuem méritos que fazem com que o prêmio seja justo. Tanto que adoro todos os filmes ganhadores que citei no último parágrafo, penso que havia outro indicado que merecia mais ganhar, mas mesmo assim é justo. Esse caso é o que penso que irá ocorrer no Oscar 2013, acho que o vencedor do Oscar de Melhor Filme será Argo.


Argo é um filme muito bom. Possuem direção, montagem, trilha sonora, roteiro muito competentes. Um elenco muito bem montado e uma história bacana. Um filme que poderia ganhar o Oscar de Melhor Filme sem irritar. Não é o melhor filme indicado (ao meu ver Django Livre é o melhor), mas não irritaria.

Não é o caso de As Aventuras de Pi por exemplo, filme que detestei e que se dependesse de mim só ganharia o prêmio de melhores efeitos especiais.

Só reclamo de algumas coisas nas indicações deste ano. Não terem indicado Paul Thomas Anderson, Quentin Tarantino e Ben Affleck por Melhor Direção (e terem indicado Tom Hooper e sua direção pavorosa, de Os Miseráveis), não terem indicado O Mestre na categoria de Melhor Filme. Simplesmente injusto.

Abaixo, minhas apostas para o Oscar nas categorias principais:

Melhor Filme:
Quem deve ganhar-Argo
Quem Eu Queria Que Ganhasse-Django Livre

Melhor Diretor:
Quem Deve Ganhar-Steven Spielberg (Lincoln)
Quem Eu Queria Que Ganhasse-Michael Haneke (Amor)

Melhor Ator:
Quem Deve Ganhar-Daniel Day Lewis (Lincoln)
Quem Eu Queria Que Ganhasse-Daniel Day Lewis ou Joaquin Phoenix (O Mestre)

Melhor Atriz:
Quem Deve Ganhar-Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Quem Eu Queria que Ganhasse-Emannuelle Riva

Melhor Ator Coadjuvante:
Quem Deve Ganhar-Robert De Niro (O Lado Bom da Vida)
Quem Eu Queria que Ganhasse-Philip Seymour Hoffman (O Mestre)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Quem Deve Ganhar-Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Quem Eu Queria Que Ganhasse-Anne Hathaway

Só para encerrar lembrem-se:Oscar não é sinônimo de qualidade.