terça-feira, 19 de julho de 2011

Critica:Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2













































No dia 15 de julho ocorreu um dos maiores fenômenos da história do cinema:Chegou a estréia do último filme da saga Harry Potter.Seja você fã de Harry Potter ou não você terá que admitir que é praticamente um evento.Pois é a última parte da maior saga da história do cinema.Quando eu digo maior eu quero dizer em quantidade de filmes,e não a minha favorita.Não estou querendo dizer que Harry Potter não tem importância alguma pra mim.É óbvio que tem.Me lembro até hoje do dia em que fui assistir o 1o filme da saga Harry Potter:Fui no cinema de Teresópolis,com minha mãe,meu irmão e minha prima(que foi quem nos convenceu a assistir ao filme,álias valeu pelo empurrão!) em 2001.Isso foi há dez anos atrás.Dez anos e eu ainda vou ao cinema assistir as continuações!Ou seja,tem algo dentro de mim que ainda me faz adorar Harry Potter.

Desde o 1o filme que eu saí do cinema maravilhado até as continuações,algumas também sai animado,outras nem tanto.Mas mesmo em alguns filmes em que o resultado foi um pouco mais negativo eu continuei indo ao cinema.Não sou o maior fã de Harry Potter,não li todos os livros.Mas exceto pelo 3o filme(o Prisioneiro de Azkaban,um dos meus filmes favoritos da saga),eu fui no cinema em todos os filmes.Admito que no último filme lançado eu fiquei meio desanimado.O filme foi meio monotono e não animava para querer assistir a continuação.Mas conforme os dias para a estréia foram passando,a ansiedade era gigantesca.Então nada mais justo que ir assistir ao filme no dia de sua estréia(não na sessão da meia noite,pois em uma estréia como essa os fãs tendem a ficar meio empolgados demais,gritando no filme todo).

























O filme começa exatamente aonde o último parou. O que pode deixar algumas pessoas meio confusas (eu recomendo que você assista novamente o último filme para não ficar em dúvida,faça como eu!). Mas rapidamente já nos sentimos confortaveis. Um inicio devagar,que investe mais no dialogo (o excelente ator que faz o gnomo domina nas cenas), mas rapidamente a ação já acontece.Toda a sequência no banco de Gringotes é perfeita. Muito fiél ao livro e cheia de ação(pena que eu não pude assistir em 3d)Daí pra frente o filme fica grandioso.Todas as sequências são grandiosas.E quando chega em Hogwarts fica simplesmente épico.Desde o momento em que Voldemort anuncia para os alunos da escola que irá invadir até o fim do filme,o filme é épico.

O filme está muito fiél ao livro.As sequências em Hogwarts estão excelentes.Os atores parecem que incoporarão ao os personagens dos livros.
Destaque para alguns personagens como Neville Longbottom(que é um dos melhores personagens do filme.

O próprio Harry Potter parece estar mais a vontade,enquanto em outros filmes da saga ele estava meio estranho,agora ele parece muito mais incorporado.Parabéns Daniel Radcliffe!
Mas quem consegue nos emocionar mesmo é Alan Rickman,o grande ator que faz Snape.O personagem dura pouco em tela vivo(sinto muito mas esse spoiler é inevitavel),mas que consegue em uma única sequência nos mostrar quem de fato é Snape(a cena das memórias de Snape).Todas as suas ações nos filmes anteriores são justificadas nessa sequência.Eu estou pra dizer que essa sequência é a melhor do filme.Simplesmente perfeito.Melhor sequência do filme,ou então a que eu mais gostei(eu sempre gostei muito do Snape e do Sirius Black).




























O filme em si só não é perfeito por algumas razões que me incomodaram um pouco.Uma delas é a pequena participação de alguns personagens tão marcantes em outros filmes da saga.Alguns tão importantes e tão marcantes como Hagrid são simplesmente reduzidos a uma fala!Isso pra mim é inaceitavel.

Ou então a participação de Helena Bonham Carter no filme,a única cena de fato importante dela no filme não é com sua personagem em si,mas com Hermione ao ter tomado a poção polisuco ter virado temporariamente Belatrix Lestrange(fora sua cena de morte ser de fato muito estranha).

Outra coisa que me incomodou também foi algumas cenas em que no livro eram simplesmente nadas para uma versão mais simples(a morte de Voldemort no filme não é muito parecida com a do livro).



















Mas o que me incomodou mais no filme foi a falta de emoção no filme.Quando eu digo emoção é de que Harry Potter está acabando!Exceto pela cena de Snape já comentada,o filme termina como outro filme qualquer de Harry Potter!Eu queria chorar em alguma sequência do filme ou até no final do filme.Isso não ocorre.Esse filme poderia ser como outros em que a saga terminou(como em O Senhor dos Aneis o Retorno do Rei ou então Toy Story 3).Queria que fosse mais emocional.

Mesmo assim muitos personagens irão morrer ao longo do filme,muitos!É sem dúvida o filme mais violento da saga.Personagens que estavam desde o inicio da saga conosco rindo,fazendo piadas,dando apoio a Harry morreram.Isso pode dar lágrimas.
Outra cena que rivaliza com a cena das memórias de Snape em termos de ser a melhor do filme ou de ser emocionante é a cena da floresta quando Harry ve alguns de seus mentores,e seus pais
fantasmas falando com ele para não se preocupar(a fala de Sirius é simplesmente perfeita,ao ser indagado de como era morrer e se doia por Harry ele responde:"É tão rápido quanto adormecer,simplesmente perfeito!).

Alguns personagens do filme finalmente mostram porque vieram,como Voldemort(Ralph Fiennes),que até então parecia estar somente brincar com o personagem mas agora atua de forma viva(a cena em que ele dá um riso de criança para os comensais da morte é hilária).








No fim Harry Potter e as Reliquias da Morte Parte 2 termina com um leve tom do 1o filme,com a música do 1o filme e com algumas referências legais(o sapo de chocolate foi uma bela sacada).Mesmo assim acho que o filme poderia ser mais emocional.Me fazer chorar por exemplo. Mas algumas pessoas no cinema choraram no fim da sessão .Mesmo assim é um grande filme. E sim:É um dos melhores filmes da saga Harry Potter. E é o mais épico de todos! Que pena que acabou. Muito em breve reverei todos os filmes da saga. Nada vai superar Harry Potter.
Nota:8.0